Se não quiser ouvir a música clique aqui:

Se planejar para um ano,
plante arroz...
Se planejar para dez anos,
plante uma árvore, mas...
Se planejar para 100 anos:
Eduque as pessoas!

Provérbio Chines

myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Impacto do homem ao ecossistema

As populações de grandes predadores como leões, tigres, lobos e tubarões tem entrado em declínio ao longo dos anos e, segundo a revista Science, por ação humana.
Estas espécies são o topo da cadeia alimentar e representam um dos maiores impactos causados aos ecossistemas.

Esta diminuição que aumenta gradativamente, é muito maior do que estimado anteriormente e afeta muitos dos processos ecológicos  em um efeito conhecido no meio cientifico como cascada trófica (que afeta do topo da cadeia alimentar progressivamente até atingir a sua base).

Vemos diariamente estas manifestações do ecossistema como o clima,  a perda de habitats,  poluição, sequestro de carbono, espécies invasoras e até mesmo a proliferação de doenças.
E, esta destruição dos grandes predadores tem a mesma importancia da sexta extinção em massa na história do planeta.

É uma reação em cadeia. Exemplo disto é o Parque Nacional Yellowstone (EUA) que, como declínio dos lobos (predadores dos alces na região), lida com a invasão de alces no meio urbano a procura de alimento. Comportamento justificado pela falta de gramíneas e árvores  (Salicaceae) devido ao crescimento populacional destes animais. Isto ocasionou então a falta de alimento para os castores, diminuindo sua população.

Em Utah, com a redução de grandes felinos, ocorreu o aumento dos alces que levou á perda de vegetação, alterando então o fluxo de canais de água  e por último prejudicando a biodiversidade local.

"No dia em que percebermos que não se avalia a beleza de obra só pelos detalhes mas como um todo, que o ser humano não está fora da teia da vida, é apenas um de seus fios, entenderemos que somos a única espécie que, não vive pelo bem de sua perpetuação."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando em Meio Ambiente:

Música é a expressão da Alma!