Se não quiser ouvir a música clique aqui:

Se planejar para um ano,
plante arroz...
Se planejar para dez anos,
plante uma árvore, mas...
Se planejar para 100 anos:
Eduque as pessoas!

Provérbio Chines

myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como ensinar seu cão à fazer as necessidades no local correto

Bom, a Anitta já fez 4 meses no último dia 12...e, está comigo a um pouco mais de 1 mês.
O ideal quando adotamos um filhotinho é ter pelo menos o fim de semana para acompanhá-lo na nova residência afinal, até para nós humanos, temos nosso próprio tempo para qualquer tipo de aprendizado.
Com ela não é diferente. Quando ela chegou em casa, já estava tudo planejado... Onde ela dormiria, onde ficariam bebedouro e comedouro e finalmente onde ficaria o banheirinho!
Os cães precisam desta referencia, então, escolham lugares fixos para estes itens, pelo menos no início, até que ele aprenda o que é o que.
Os cães preferem fazer suas necessidades longe do local onde dormem e comem, portanto, mantenha os jornais ou tapetes higiênicos do lado oposto ao que vc escolheu para colocar os demais itens. Comedouro, bebedouro e a cama eu coloquei um do lado do outro pra facilitar pra ela.
Agora vamos á pratica.
O básico pra todo ensinamento é a paciencia. Não adianta achar que assim que vc colocar o jornal ou tapete, o animal vai “instintivamente” procurá-lo. Isto não faz parte da natureza deles e precisamos respeitar suas dificuldades.  Tudo isto para dizer que ele vai errar sim e, com o tempo, sua paciencia e repetição os erros vão diminuindo até que não aconteçam mais, ok?
1° - Assim que o animal chegar, provavelmente estará louco para fazer xixi... Imagino que ele tenha ficado em seu colo durante todo o percurso até a sua casa e, costumam fazer bastante xixi quando pequenos. Coloque-o no local das necessidades e espere. Tenha algum petisco (pode ser um pedaço de fruta, cenoura ou até industrializados, pois existem para filhotes). Eles aprendem por associação e, a premiação é sempre melhor que os gritos, certo?
Se o filhote fez o xixi, assim que ele terminar já ofereça o petisco e o agrade. Para que ele associe esta experiência a algo bom. Se não fez, paciencia... Ofereça água, comida e mantenha-o no colo por mais algum tempo para que ele finalmente fique apertado para fazer as necessidades e, da próxima vez que colocá-lo no local correto ele fará e assim, vc não perderá a oportunidade de premiá-lo.
·           Alguma pessoas preferem chegar em casa e soltar o animal para ele conhecer o ambiente ou, já fizeram uma espécie de cercado para ele. Imagine que então, ele mesmo irá escolher um lugar que sentir confortável para fazer suas necessidades. Se isto ocorrer vc pode colocar um jornal neste lugar ou já forrá-lo totalmente de jornal para que independente do local que ele faça, seja em cima do banheirinho.
Importante: Este método de cercar um local próprio para o cão ou confina-lo em um quarto, por exemplo, também é muito eficaz. Mas temos que seguir um passo a passo que explico no próximo post.

2° - Fique atento ao animal, por isso disse que é necessário que, quando o leve para sua casa você tenha disponibilidade de realmente vigiá-lo, pois, sempre que vc perceber que esta com vontade de fazer suas necessidades será necessário levá-lo até o local certo e, esperar, premiar ou, deixa-lo no seu colo ou por perto por mais algum tempo até que o faça e você não perca a oportunidade de premiá-lo. Se ele já procurar o local, devemos somente dizer que ele acertou, premiando e agradando para ele entender que acertou.

Já sei, o item 2 é parecido com o 1...lembra que falamos de repetição logo no início? Você terá que ter paciencia para repetir este processo sempre que seu cão mostrar sinais de que precisa ir ao banheiro. Os sinais são bem simples. A Anitta começa a cheirar excessivamente o chão e rodar um pouco para o xixi e para o cocô ela fica desesperada, rs, é verdade...ela corre de um lado pro outro procurando um cantinho. Eu só sei disso porque a observei assim que chegou para poder aplicar as técnicas.

Ela acerta mais do erra. Quando estou fora de casa ela não erra nunca. Mas quando chego, ela brinca bastante e parece que esquece de que está apertada e acaba fazendo xixi no local em que está. O cocô ela nunca mais errou.

Para evitar que eles esqueçam onde fazerem e, se você tiver condições de colocar o banheirinho (jornal ou tapete higiênico) em mais de um local da casa, ajuda bastante. Lembre-se que primeiro queremos que eles associem o jornal ao banheirinho e depois então fica fácil delimitar o local.

Tentei esta técnica logo de início e funcionou.
O que percebi é que o processo de adestramento tem de ser por partes. No momento o mais importante, no meu caso, são as necessidades em local correto, sendo assim, restrinjo os petiscos somente para premiá-la neste caso.

Mas... Á duas semanas ela já encerrou as vacinas e então finalmente pode sair pra passear. Ótimo! Porém, como na rua ela não tem a fraldinha e não a repreendemos se faz algo no local “errado”, claro que gerou certa confusão. Ela então começou a errar o local. Não todas as vezes mas, precisei intervir e então passei para método do confinamento, que está em andamento e conto como funciona no post a seguir...

Espero que ajudem vocês.

Esta técnica pode em qualquer idade desde que você tenha paciencia de ensinar. Lembrando que para machos que já possuem o costume de demarcar o território, levantam a perna, pode demorar muito mais que para um filhote que ainda não possui costumes e acabou de chegar. E principalmente se há outros cães na residência.

No meu caso, apenas a Anitta fica no interior da casa e, necessita deste tipo de treinamento.

O importante é mantermos a calma e respeitar o tempo e limites de cada animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando em Meio Ambiente:

Música é a expressão da Alma!