Se não quiser ouvir a música clique aqui:

Se planejar para um ano,
plante arroz...
Se planejar para dez anos,
plante uma árvore, mas...
Se planejar para 100 anos:
Eduque as pessoas!

Provérbio Chines

myfreecopyright.com registered & protected

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Verdades sobre a sustentabilidade!

Em um mundo de novidades desatualizadas...Onde um equipamento que é lançado hoje e já esta defasado em relação a um lançamento já previsto por seu próprio fabricante, nos deparamos com a seguinte questão:
Hoje, o assunto sustentabilidade não é mais filosofia, idealismo...Temos a necessidade de agir com responsabilidade sobre os poucos recursos que nos restam que são extremamente importantes para a nossa sobrevivência.
Pior, estamos jogando fora, aquilo que nossos filhos, netos e bisnetos necessitarão um dia e, esta é a maior certeza, além da morte, que temos nos dias atuais.
Vi uma frase estes dias sugerindo que a pauta sustentabilidade é irrelevante num mundo onde existe pobreza, fome, desigualdades...
Pois bem...
Se avaliarmos as desigualdades que existem hoje, elas se devem ao consumo exacerbado de uns, garantindo mais recursos pra si e, retirando os recursos dos demais. O consumo do supérfulo então, faz com que os preços sejam elevados, devido a procura, limitando o consumo daqueles que possuem poucos recursos, até mesmo para o essencial.
Por esta lógica, aquele que consome demais, aquilo que muitas vezes não necessita, eleva os valores de mercado dos produtos beneficiando apenas aqueles com maiores recursos financeiros e, tornando aqueles com menor recurso incapazes de manter-se adequadamente tornando-os miseráveis.

NÓS CAUSAMOS A POBREZA, O ABISMO SOCIAL E A DESIGUALDADE. Tenho consciência da minha grande parcela de culpa e, penso...realmente perco o sono pensando em como mudar...ideias, existem muitas...mas, dependem de uma grande maioria para serem eficientes...

Esta situação é reversível se, pensarmos de forma inversa. E AGIRMOS, sobretudo, com esta coerência.

Absurdo é, em mundo com tanta fome e pobreza, jogarmos fora todo dia milhões (bilhões) em produtos de consumo, eletrônicos entre outros simplesmente por moda, técnologia descartável e "luxos".

A desculpa para não agir geralmente vêm daquilo que sabemos ter responsabilidade!

Abaixo alguns links para aprendermos um pouco mais!

Planeta Sustentável
Instituto 5 Elementos
Atitudes Sustentáveis

Abs!




myfreecopyright.com registered & protected

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando em Meio Ambiente:

Música é a expressão da Alma!