Se não quiser ouvir a música clique aqui:

Se planejar para um ano,
plante arroz...
Se planejar para dez anos,
plante uma árvore, mas...
Se planejar para 100 anos:
Eduque as pessoas!

Provérbio Chines

myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cuidados com cão de pêlo longo

Neste findi de semana levei o Yoshi pra tomar as vacinas anuais (raiva e V10) e, ele estava com o ouvido um pouco inflamado...
O veterinário informou alguns procedimentos legais para o cuidado com cães de pêlo longo que acho legal compartilhar.

Nem sempre no banho e tosa os devidos cuidados são tomados em relação a higiene canina, por exemplo, arrancar os pêlos de dentro do canal auditivo.
Esta prática é meio controversa entre veterinários pois, alguns artigos na net não recomendam a limpeza desta forma, já outros orientam que seja feia desta maneira. Na dúvida, consulte seu veterinário de confiança.

Na limpeza, diária se possível, utilizar cotonetes (há algumas marcas para cães mas, o fabricano para humanos serve) e, não tenha medo de perfurar os timpanos pois, o ouvidos deles é em L. Ou seja, o timpano fica escondidinho e não temos como machucá-lo desde que se faça o procedimento com delicadeza.
Para a remoção dos pêlos, utilizar um talco para limpeza dos ouvidos próprio para isso. Mas atenção, somente aqueles pêlos que ficam no canal auditivo superficial, não os da borda da orelha, hein?
Uma das minhas preocupações era se este procedimento causava algum tipo de desconforto ou dor ao animal mas, se o Yoshi (ranzinza) não ficou incomodado, fico totalmente tranquila. Desta maneira você consegue manter o ouvidinho do seu cão limpo, livre de inflamações (pois não retém umidade) e cheirosinho, já que algumas raças tem pré disposição ao mau cheiro pelo excesso de secreção ou pêlos.

Na dúvida, seguem alguns links orientando a higiene de seu animalzinho:

Como limpar a orelha do seu cão
Saúde Canina
Tosa Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando em Meio Ambiente:

Música é a expressão da Alma!