Se não quiser ouvir a música clique aqui:

Se planejar para um ano,
plante arroz...
Se planejar para dez anos,
plante uma árvore, mas...
Se planejar para 100 anos:
Eduque as pessoas!

Provérbio Chines

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Amor platônico em sua melhor definição...

Estamos no tempo das grandes mudanças... E, chegará o dia em que o Jerry pegará o protozoário Toxoplasma gondii e já não terá medo do Tom, pelo contrário, será apaixonado por ele!!! 

Toxoplasma gondii (http://1.bp.blogspot.com/_1FA-ApjFBb8/S-xvM8xzUPI/AAAAAAAAdKw/bi8U_PoDJOo/s1600/toxo.gif)
(http://no.wikipedia.org/wiki/Fil:Toxoplasma_gondii.jpg)





A infeccção por este parasita ativa a área do cérebro que controla o estímulo sexual fazendo com que o odor da urina do gato seja um atrativo ao rato, como se ele fosse uma fêmea sexualmente receptiva.
Os mecanismos que trazem medo ao rato pela presença do felino continuam porém, são sobrepostos por este novo estímulo que é mais forte, segundo os pesquisadores (Patrick House e Robertt Sapolski - Laboratório Sapolski).
Também, não atribuem somente ao parasita o dano cerebral apresentado pelos ratos. O que acreditam é que este protozoário causa algum tipo de inflamação ou reação que desencadeia então o problema cerebral.

Brincadeiras á parte, esta pesquisda transcorre a mais ou menos 10 anos e, este parasita na verdade utiliza o gato para se reproduzir sexualmente, então criou um ciclo perfeito para sua reprodução. 
" o gato se alimenta ou caça o rato infectado pelo protozoário, que se reproduz em seu organismo estando presente em suas fezes, infecta então outros ratos que não tem mais medo do gato e o ciclo se repete..."

Ciclo do parasita (http://www.servkao.com.br/uploads/1266toxoplasmoseciclo.jpg)

A vida encontra um meio...Vi esta frase no filme O Parque dos Dinossauros e nunca me esqueci pois, é a mais pura verdade!

O toxoplasma também pode infectar outros animais, inclusive humanos (toxoplasmose), então fica o eminente perigo de contato com as fezes dos bichanos, mesmo aqueles de casa pois, todo gato gosta de dar uma passeadinha por aí, não é mesmo?

Mas, os pesquisadores acreditam que o parasita não nos afetaria desta mesma forma, comportamental.

Outros perigos de contaminação ao homem por este protozoário são aqueles mais comuns como ingestão de carne por exemplo e, os sintomas iniciais são muito parecidos com a gripe mas, após esta fase transformam-se em cistos que podem se alojar no cérebro devido a corrente sanguínea os transportarem.
Nesta forma de cisto podem ficar em nosso organismo sem serem percebidos por décadas, se for um adulto com o sitema imunológico normal. Mas, gestantes tem que tomar muito cuidado pois, este parasita, pode afetar seriamente o feto.

Mais uma vez, a importância da castração dos gatos, vacinação em dia, atenção ao descarte de lixo e limpeza constante de quintais e locais onde seus animaiszinhos transitam.

É melhor prevenir do que remediar!


myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Wallmart dá curso após maus tratos


Após denúncias de maus tratos á gatos que invadiram depósito do supermercado, a unidade que fica em um Shopping em Ribeirão Preto, foi orientada por representantes do CCZ, ONG´s de proteção a animais e OAB à  oferecer palestras e cursos sobre guarda responsável e bem estar animal. 

****Pois é...resta saber se os colaboradores também participaram...****

Conforme foi informado pelo Wallmart, eram utilizadas "gatoeiras" (uma espécie de gaiola para prender os gatos, assim como se utiliza para ratos). Este material foi fornecido por uma empresa terceirizada que fazia o controle destes animais no depósito.
Mas, o procedimento correto, conforme o Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão, é o de acionar os orgãos responsáveis para que se orientasse o procedimento uma vez que, cada animal tem um controle específico.

Os gatos capturados pelo Supermercado foram doados aos funcionários e, para garantir que eles sejam bem tratados, o CCZ confirmou que fez o acompanhamento destes casos e forneceu orientação sobre guarda responsável, e castração dos animais.

As palestras oferecidas ocorrerão em dois dias e, terão apoio das ONG´s CãoPaixão e projeto Murilo Pretinho, que atuam na causa dos animais de rua. Os temas abordados serão: bons tratos, posse responsável, controle de procriação, como proceder ao encontrar animais abandonados e direitos de vida urbana do animal.

'Que bom que começamos a ver as denúncias sendo investigadas e, ações serem tomadas!'



myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Área especial no Parque Villa Lobos!

 Eu sou louca por passeio em parques e, felizmente, os parques em São Paulo tem melhorado bastante (se compararmos á alguns anos). Hoje se preocupam com atividades para os visitantes, segurança rondando para garantir a diversão "no stress" e, manutenção frequente assegurando um ambiente mais limpo.
Exemplo de um parque assim é o Villa Lobos! Faço questão de compartilhar com vocês pois frequento o parque e gosto bastante!
Além de uma bela área para caminhadas e exercícios, o Parque Villa Lobos em São Paulo conta agora com uma área exclusiva para cães.

Esta área está destinada á aulas e cursos de adestramento gratuitos!

O parque é o primeiro a ter um local destinado a esse tipo de atividade que ocorrerão aos sábados (incluindo feriados) das 15:00h as 17:00h.

Para participar do espaço vip para nossos amiguinhos é necessária a vacinação em dia, preenchimento de cadastro e um termo de responsabilidade.
Foi reservada uma área cercada (para evitar possíveis fugas) de 1,8 mil metros  para estes eventos e, capacidade para receber 100 cães.

Conheça o parque Villa Lobos:

Mapa do Parque em PDF

E o parque ainda conta com atividades permanentes:



Como chegar:
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 - Alto de Pinheiros

APROVEITEM O PASSEIO!!!

myfreecopyright.com registered & protected

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que faço quando meus amiguinhos morrerem?

Bom, com a quantidade de filhinhos que tenho, já sofro por antecipação com este momento.
E quando eles forem alegrar outro lugar??? O que faço?

Acho uma falta de respeito a memória daquele que tanto carinho te deu , ser jogado em qualquer lugar...abandonado...Afinal, é um dos mais longos relacionamentos que muitas pessoas possuem!

Pois bem, pesquisei algumas opções e achei extremamente interessante.

Crematório para animais:

Existe hoje a possibilidade de cremar seus amiguinhos através do mesmo método que é feito em humanos, do mesmo tipo de equipamento.

Aos meus olhos é a forma mais bonita de manter a lembrança daqueles que nos foram tão fiéis. Os motivos para isso são os mais diversos: 

  • É o que quero pra mim quando chegar a minha hora;
  • Posso decidir, com mais tempo e  mais "cabeça" onde deixá-los, como homenageá-los;
  • Pretendo ter um canto meu, longe da "cidade grande" para envelhecer e, ali sim é o lugar de deixá-los...em um belo jardim, sempre próximos a mim. Enfim...
  • Como uma pessoa comum e "egoísta" os quero por perto...
O primeiro crematório de animais de estimação da América do Sul é o Pet Memorial, onde contam uma infraestrutura de muito conforto para aqueles que possuem boas condições financeiras pois, os valores (até por ser escasso este tipo de serviço) de cremação são realmente altos mesmo para nós humanos, que apesar de ter poucas opções, é mais comum. Possuem sistema de remoção domiciliar e em clínicas veterinárias 24h por dia. Assim como os demais cemitérios possuem um local que você pode dispor a urna, assim mantendo-o em segurança (para este serviço é necessário a compra de título).

Fornecem urnas personalizadas com réplicas dos animais, realmente muito luxuosas em vários materiais. Abaixo exemplos de urnas:

ECO PET, que vem com uma semente.
Exemplo de uma urna em tamanho grande, material: bronze

Urna hdrosolúvel

Urna Hidro Ecológica 


Sepultamento de animais:

Há a possibilidade de sepultá-los também. Hoje existem serviços que você paga uma taxa para o jazigo e uma manutenção mensal do local (assim como para nós, humanos).
Como uma pessoa ligada aos assuntos ambientais, não acho que seja a melhor maneira pois, hoje nem todos os cemitérios humanos possuem licenciamento e estrutura devidamente preparada para o sepultamento, poluindo e contaminando solos e águas subterrâneas além de que, vemos com frequencia estes lugares muito mal cuidados (a menos que você tenha um pouco mais de dinheiro para pagar um "bom" cemitério).

Mas, para aqueles que gostam de ter um canto para visitar e homenagear áqueles que estão do outro lado do caminho, encontrei o Reino Animal (fundado por em médico veterinário), que fornece serviços de cremação e sepultamento e, me parecem  se preocupar com a saúde pública.

Ambos estão em São Paulo, São Bernado do Campo e Itaquera respectivamente.

"O mais importante, independente da forma que você optar, é que estejam presentes o respeito e a dignidade que todo ser vivo merece."

Abaixo links de outros locais onde são prestados estes serviços:

Pet Word - Curitiba
UJV - Medicina Veterinária - RIO Prefeitura - Rio de Janeiro
Eden Pet - Campinas e Região
Bye Bye Pet - Bahia
Zoobraz Brazcão - Rio Grande do Sul









quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Abandono infantil! A maior das maldades de um ser humano...

Estava dando uma olhada na net e, me deparei com algumas notícias que ainda me chocam e, causam tamanha repulsa que, decidi escrever sobre para desabafar... Aproveitando inclusive o texto tmb postado do amigo conforme link abaixo:

Nos dias de hoje, com todo o suporte que temos (em comparação a anos atrás claro, mas ainda precárias sendo um país de terceiro mundo...isso claro é assunto pra outro post!), mães ainda abandonam seus filhos? Nos deparamos com pessoas (pois a responsabilidade de estrutura familiar é responsabilidade de ambos, pai e mãe) que sem nenhum tipo de discernimento entre o que é correto ou não ainda abandonam seus filhos.


Isto sempre me afetou muito mas, agora que perdi recentemente meu bebê, leio notícias do tipo com tanto rancor. Sempre vem aquele pensamento: Como há em uma pessoa a coragem de jogar seu filho em uma lixeira, bueiro ou poço, enfim...Quem me derá ter meu anjinho aqui!?

Mas...
Em uma delas, São Paulo foi destacada como "líder no abandono de bebês (maio/2011)". Mesmo com o número de casos crescentes até agora, não se tem uma política específica para lidar com estes casos pois, não há estudos para identificar casos em potencial e, orientação e acompanhamento nos casos de suspeitas de que algo neste sentido possa ocorrer. 
E, até as notícias a respeito, informação na net dos orgãos competentes são escassas para estes casos. Datam dos anos anteriores. Mas sabemos que ocorrem frequentemente pois, caso contrário, os orfanatos não estariam lotados. Certo?

A explicação para a falta de procedimentos a serem tomados é explicada pelo órgão controlador das políticas públicas voltadas a esse público no Estado não possui até hoje diagnóstico tanto nos casos de abandono como de qualquer outro tipo de vulnerabilidade de crianças. Sendo assim não há como adivinhar que uma mãe terá depressão pós parto.


Vamos imaginar:

O governo realmente não dá nenhum suporte para acompanhamento nos casos em que, em situações normais (em que se é feito o pré natal, acompanhamento básico da gestação) ocorrem como indícios de depressão pré parto ou pós parto. Mas assim como em outros crimes, realmente é muito complicada a abordagem por algo que ainda não foi feito...as suspeitas de que uma mãe pode abandonar seu filho não dão poder para que haja nenhuma ação efetiva.
Segundo o juiz Raul José de Felice, titular da Vara de Infancia e Juventude de São Paulo, a ausência de estatísticas por parte do Estado é prejudicial no combate ao abandono. Evitando o sofrimento das crianças e, a camuflagem dos fatos.

A grande verdade é que o governo ainda acredita que investimentos são apenas OBRAS para serem vistas quando transitamos pelas cidades. O bem estar, saúde e dignidade da população assim como sua segurança sempre ficaram em segundo plano e, este é um dos resultados (trágicos) deste descaso com a população no geral.

Tenho a impressão que o governo realmente se importa é com o fato de ter que arcar com os custos de mais uma criança abandonada do que com a brutalidade do ato criminoso em si.

Mas, aí também me surge a questão:

São, na maior parte dos casos, 9 meses pra uma criança nascer...Ninguém consegue se isolar do mundo por este período. Ou seja, mais pessoas tem o conhecimento da gravidez... familiares, amigos...colegas de trabalho...enfim...
Como que não denunciam quando percebem o que ocorreu? Afinal, estes que são abandonados são também sobrinhos, netos, primos...

Acostumamos a nos calar por tantos motivos que nos calamos até quando o bem estar de um ente está em jogo. Muitas vezes, também nos acostumamos a transferir a responsabilidade dos atos criminosos áqueles que não o punem mas, também é responsabilidade dos próximos denunciar.

Em recente julgamento no Rio de Janeiro, a punição dada a mãe por, após dar a luz á uma criança no banheiro de sua casa, a colocou em um saco plástico e pediu a sua irmã que o levasse dali. O bebê foi encontrado a beira de um Rio por cães. O crime aconteceu em dezembro de 2008 e foi julgado no ultimo dia 07 de agosto/2011. A "mãe" recebeu a pena de 7 anos e 4 meses de reclusão em regime semiaberto por tentativa de homicídio. A irmã neste caso, não foi julgada pois tinha 16 anos na época.

Tirem suas próprias conclusões desta punição...A minha é de que este é o maior dos absurdos!

"Tenho muito medo do ser humano as vezes...Porque realmente não há aquilo que ele não seja capaz!"

Seguem abaixo alguns links de notícias relacionadas:








domingo, 7 de agosto de 2011

Tudo tem seu tempo...

Tudo tem seu tempo determinado e, há tempo para todo propósito debaixo do céu...
Há tempo de nascer e tempo de morrer...
Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
Tempo de matar e, tempo de curar...
Tempo de derrubar e, tempo de edificar.
Há o tempo para chorar e para rir,
tempo de prantear e de saltar de alegria.
Aquele tempo de espalhar pedras e, juntá-las depois...
De abraçar e afastar-se do abraço...
Precisamos de tempo para nossas buscas.
Tempo para perder e para ganhar...
Para guardar e para doar...
De rasgar e de consertar.
Tempo apenas de falar de tudo aquilo que te entristece ou,
simplesmente calar-se pelo mesmo motivo.

Merecemos o tempo de amar e de nos aborrecermos
pois, temos tempo de guerra e de paz.

Devemos aceitar que todos temos nosso próprio tempo e, vivê-lo enquanto ele passar...



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Grupo para investigação de tortura de animais

O Ministério Público cria grupo de promotores que investigará crimes relacionados a área pois há demanda reprimida por este serviço.
Esta demanda inclui denúncias de maus tratos contra cães, gatos, pássaros e outros animais domésticos.

A Geocap (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano), entra em vigor  através de ato normativo 704, assinado pelo procurador geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira.

O autor da proposta, Fernado Capez (promotor de Justiça e deputado estadual) afirma que este é o primeiro passo na criação de uma promotoria de defesa animal. O grupo irá receber denúncias, representações e irá investigar. Com o volume de trabalho, pretende demonstrar a necessidade da criação de promotoria.

Um exemplo que ressaltou tal necessidade veio através de um relato que chegou á seu conhecimento de rapaz que posto na net a intensão de esquartejar o gato e colocar o vídeo em seu site, fazendo um torneio: Esquartejo ou não? Por incrível que pareça, o "público" estava votando a favor do esquartejamento do gato.
Esta ação levou Ferrnando Capez a direcionar este problema ao DEIC (Delegacia de Crimes Cibernéticos) e, conseguiu que localizassem o sujeito.


Esperamos que estes crimes realmente sejam tratados da forma correta pois, extrapolamos completamente o limite em relação ao abuso aos seres vivos em geral, vocês não acham?


O que tem no seu umbigo?

Vocês sabiam que o umbigo, segundo uma pesquisa que será publicada no Encontro Anual da Sociedade Ecológica dos Estados Unidos (Texas), é um ambiente de alta biodiversidade?
Pois é, ele costuma abrigar de 60 a 100 espécies (bactérias, fungos e leveduras). Mas, este número pode variar de pessoa para pessoa...foram achados mais de 1400 espécies no geral o que mostra a diferença entre indivíduos. 
Para o estudo foram coletados em 391 voluntários (homens, mulheres de diversas idades e grupos étnicos e até de diferentes hábitos de higiene) de diferentes partes dos EUA. O foco foram as bactérias mas, os fungos e leveduras encontradas também são interessantes.
O processo de identificação se dá através da coleta e cultura destas espécies em laboratório e, sequenciamento de DNA de cada espécie. Os dados coletados ainda não explicam o porquê os grupos bacterianos diferem tanto de um indivíduo para o outro e não foram identificados padrões para estes comportamentos.
A conclusão porém é que compartilhamos um pequeno número de bactérias (a maioria das pessoas) e, centenas de outras espécies ocorrem mais raramente, sendo estas imprevisíveis.

Vocês jáderam bom dia para o próprio umbigo??? rs

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Para viver melhor...

1. Ouça seu corpo, ele vai dizer o que precisa...Durma bem, coma bem e não ignore a dor.
2. Evite discussões mas, se começá-las, termine e não deixe que nada mal resolvido o perturbe depois...a paz de espírito é muito importante.
3. Seja gentil com o planeta, afinal é SUA casa.
4. Deixe o passado no passado. Aquilo que jamais poderemos mudar é o que já aconteceu. Podemos apenas fazer o possível para que não se repita...isso é olhar o futuro.
5. Tente  ver a beleza em todas as coisas...cada uma a sua maneira.
6. Aceite a diferença e a diversidade.
7. Não julgue, procure um motivo para aquilo que parece estranho ao seu olhar. Isto é se colocar no lugar do outro.
8. Leia mais. Isto lhe trará perspectivas.
9. Viaje a lugares que você não esteve antes.
10. Deixe as pessoas te conhecerem.
11. Conheça as pessoas.
12. Veja o sucesso naquilo que conquistou e não o fracasso daquilo que AINDA não conseguiu e, está por vir.
13. Sorria, cante sem se importar em desafinar. Conheço pessoas que não cantam e, me parece triste. Catarolar no chuveiro, enquanto esta em casa de bobeira, em grupo, sozinho...a música faz bem pra alma.
14. Permita-se amar e ser amado.

Talves pareçam bobagens mas, reavalie um dia agitado. As vezes passamos dias sem fazer nenhuma destas coisas que, são tão simples e com certeza tornam um dia melhor, vocês não acham?
A vida passa muito depressa e, não temos tempo para ensaiar. Faça de hoje o melhor dia de sua vida, com aquilo que você tem.

BOM DIA!!!

Falando em Meio Ambiente:

Música é a expressão da Alma!